4.11.09

D






Podia ter optado por outros caminhos. Caminhos eventualmente mais fáceis, mais simples, e que até estão na minha área de interesses. Podia ter optado por Design de Moda, Pintura, podia mesmo ter continuado em Design. Eu não estou de todo a desvalorizar estes cursos nem a sua complexidade ou nível de exigência. Mas não são Design de Comunicação. Em Design de Comunicação temos de perceber de Design, Comunicação Visual e todos os outros sentidos, Psicologia,  Filosofia, História (de Lucy a Picasso), Desenho, Fotografia, Tecnologias, Semiótica (não sei o que é mas espero não perder pela demora), temos de ter uma cultura geral do tamanho do mundo (se não temos passamos a ter!) e saber o Dicionário de Inglês (e de Português também convém) na ponta da língua porque 50% das fontes e recursos utilizados pelos profs e que utilizamos nos trabalhos são in english. E se arranharmos algum espanhol e francês melhor.
Se tivermos sorte, ainda nos calha um professor de Projecto que nos quer enfiar filmes do virar do século (XX) pela goela abaixo, que nos proporciona um exercício mental de descodificação de cada enunciado, que nos envia e-mails literalmente à última hora do dia anterior à próxima aula, e que dá a muitos de nós notícias que dão vontade de fazer queda livre por uma das pequenas janelas da sala, com a naturalidade de quem coça a cabeça. E TER umas aulas de Desenho de cortar os pulsos (mas isso já é uma odisseia pessoal).

Eu sei que é tudo óptimo, fantástico, (não digo giro porque é proibido), enriquecedor e tudo mais. Eu sinto mesmo que já ocorreu uma certa evolução a vários níveis nestes dois meses.... mas eu não sei a quantas ando.

E agora para provar como sou inteligente, em vez de ficar em casa e deitar-me às 22h para acabar de recuperar as horas de sono perdidas desde Sábado, vou ali ao jantar de turma para amanhã estar fresquinha para a aula de História às 9h da manhã.

(reparem como em vez de estar a trabalhar estou aqui.)







©  lukk wilmering

3 comentários:

joana disse...

já tive semiótica e nunca percebi o que era aquilo. até porque o prof quando nos perguntava se sabiamos o que era a Semiótica e ao receber uma resposta negativa de toda a turma ele respondia muito feliz: "ainda bem!"
por isso acho que estou bem assim :)

Beijinho gigante!

Anónimo disse...

semiótica é o estudo dos símbolos e o seu significado. não é preciso estudar design de comunicação para se saber isso. nem é preciso mudar de curso para se ser um bom designer de comunicação. hell, nem é preciso ser-se licenciado. e sendo futura designer de comunicação considero esta profissão das mais simples que existem. um pouco de cultura visual, grelhas e conhecimentos informáticos, um pouco de sorte e persistência, um timing certo. ser designer gráfico/comunicação é tão simples quanto isto. e eu não digo o mesmo de design industrial ou design de moda, que requerem conhecimentos técnicos que demoram mais e são mais custosos de adquirir. portanto eu não desvalorizo, pelo contrário, valorizo, e digo-te que design de comunicação é o mais simples, menos complexo e menos exigente desses cursos que mencionaste.

Catarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.